Pesquisar

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Neocolonialismo

Para melhor entendimento de como surgiu a ideia do Neocolonialismo, aconselho a leitura da postagem Segunda Revolução Industrial. Também quero ressaltar aqui as diferenças entre Neocolonialismo e Imperialismo, visto que ambas as formas de dominação foram utilizadas pelos europeus, americanos e japoneses.


O Imperialismo é a dominação de natureza econômica e indireta dos países industrializados sobre os atrasados, porém formalmente independentes. Por exemplo, a Inglaterra e os Estados Unidos sobre a América Latina.

Já o Neocolonialismo (séc. XIX/XX)  foi uma dominação militar e política, logo mais visível e intensa, sobre áreas periféricas, na intenção de buscar matérias-primas, aplicar o capital excedente e procurar novos mercados. Os países centrais monopolizavam e determinavam o mercado de suas colônias. A justificativa dos europeus foi que eles tinham a missão de "espalhar o progresso pelo mundo", subestimando assim os países não industrializados que não estariam fazendo uso da matéria-prima e, portanto, desperdiçando-a.

Na Conferência de Berlim (1884-1885), o continente africano inteiro foi partilhado entre portugueses, espanhóis, belgas, italianos, alemães e, principalmente, franceses e ingleses, como pode ser visto na figura abaixo:


Percebam que a França e a Inglaterra foram as mais beneficiadas na partilha, o que teria aumentado os ressentimentos entre as duas potências e a Alemanha.

Vale lembrar também que a partilha criou países artificiais, pois dividiu etnias e agrupou tribos inimigas seculares. Resumidamente, os europeus não respeitaram as tribos nativas, o que viria a causar variados conflitos entre elas anos mais tarde. Além disto, os europeus exploraram impiedosamente os nativos africanos e espoliaram seus recursos naturais.


O continente asiático, por sua vez, foi ocupado por russos, japoneses, franceses, alemães, holandeses e americanos. Até o Império Otomano e a China sofreram pressão para ceder parte de seus territórios.

As áreas coloniais passaram a ser o destino privilegiado dos investimentos, que se concentraram nas indústrias extrativas. Havia uma falsa noção de progresso pairando no ar, uma vez que, na verdade, as colônias estavam se tornando dependentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário