Pesquisar

domingo, 16 de novembro de 2014

Guerra Fria: Guerra da Coreia (1950-1953)


Durante a Segunda Guerra Mundial, a Coreia ficou sob controle do Japão. Após a rendição do mesmo e a derrota do Eixo, a Coreia foi dividida em duas. A região norte ficou sob ocupação soviética e a região sul sob ocupação norte-americana, dando origem à Coreia do Norte e à Coreia do Sul.


Entretanto, a vitória dos comunistas na Revolução Chinesa (1949) entusiasmou os norte-coreanos que, inflados, invadiram o Sul em 1950 e derrubaram o governo pró-Ocidente, promovendo a unificação do país sob seu domínio.

Os Estados Unidos reagiram. Obtendo a condenação da Coreia do Norte na ONU, enviaram tropas para a região sob comando do general MacArthur. Em oposição, China e URSS declararam apoio à Coréia do Norte. Nos anos seguintes, de 1951 a 1953, a guerra permaneceu inalterada, sem que nenhum dos lados conseguisse avançar. A morte de Stalin, em 1953, facilitou o acordo de paz, assinado em julho do mesmo ano, com a Paz de Mujon, que restabelecia as antigas fronteiras, mantendo a divisão entre comunistas e capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário